24/12/2017

Guia de Profissões: Coleta e Cultivo

Salve pessoal! O guia que veremos hoje se refere à coleta e cultivo, funções iniciais e quase que obrigatórias para toda e qualquer produção dentro do jogo.

Se você é um tipo de jogador que não tem tempo nem paciência pra ficar horas coletando itens e farmando monstros (famoso grind), essa é uma boa alternativa pra fazer muito dinheiro dentro do jogo.

A coleta é uma das funções mais importantes e necessárias em Black Desert. Para ficar um pouco mais fácil de entender, vamos dividi-la em duas partes, coleta manual e coleta automática.

O mundo de Black Desert é muito vasto e cheio de recursos, não existe uma parte do mapa onde você não esteja perto de algum item para coleta, porém existe um pequeno requisito para que você pegue aquele item que encontrou em uma de suas andanças pelo mapa.

No game existem ferramentas específicas para cada tipo de coleta, essas ferramentas você consegue comprando com mercadores. Caso não saiba quais mercadores vendem ferramentas, clique no ícone "NPC" no canto superior da tela e selecione "Materiais".
Após isso, o jogo irá de mostrar o caminho para o NPC vendedor de materiais mais próximo de você, isso vale pra qualquer tipo de NPCs escolhidos nessa janela (Estábulo, Pesca, Mercado etc). Após encontrá-lo, na tela de diálogo clique em "Loja" e veja quais ferramentas estão disponíveis para você comprar no momento.
Você pode coletar os mais diversos tipos de materiais, cada ferramenta determina o tipo de material que você pode coletar com ela:

- Machado: Serve para coletar madeira de diversos tipos de árvores;
- Enxada: Usada para coletar itens de arbustos e pequenas plantas, e também para colher itens em hortas;
- Faca de Curtimento: Serve para coletar couro de animais mortos;
- Picareta: Serve para coletar minérios ou minerais de pedras;
- Vara de Pesca: Serve para pescar em lagos ou mares abertos;
- Faca de Açougueiro: Serve para coletar carne de animais mortos;
- Coletor de fluídos: Serve para coletar sangue de animais mortos, ou seiva de plantas;
- Garrafa Vazia: Coletar água de rios, com ela equipada, se aproxime de um rio e aperte R;
- Pá: Serve para coletar areia no deserto (Disponível no lvl 30).

Escolhido o tipo de material e comprada a ferramenta para a atividade, agora basta ir em busca do item, e quando o encontrar, equipe-se com a ferramenta clicando com o botão direito sobre ela, se aproxime a perte a tecla R.


A diferença desse tipo de coleta é a vantagem de você poder estar longe do PC, deixando o seu personagem AFK, esteja ele fazendo algum outro tipo de tarefa, ou apenas sentado em alguma cerca observando quem passa pela estrada.

Ficar coletando itens manualmente pode ser bem cansativo, nada melhor que contratar alguém para fazer o trabalho pesado para você não é? Em Black Desert existem operários que tem a função de trabalhar para você, seja em bases ou em plantações que você mesmo criou, mais pra frente iremos falar sobre elas.

Seguindo o mesmo ritmo de busca por um NPC que venda materiais para a coleta manual, agora você selecionará a opção de "Operários" na busca, e o jogo te levará ao Supervisor de Trabalho mais próximo, com ele você poderá contratar operários.
Os operários são divididos por raças e níveis, cada um com características diferentes, eles possuem Pontos de Ação, após esses pontos ficarem zerados o operário retorna para a cidade onde foi contratado e fica em espera até que você o dê mais Pontos de Ação manualmente, você consegue fazer isso usando Cerveja, podendo ser comprada no mercado global ou produzida na culinária. Operários também podem aprender habilidades ao subir de nível.

Especificações dos diferentes tipos de operários:
- Operário Gigante: possui uma enorme quantidade de Pontos de Ação disponíveis para repetir tarefas, entretanto, ele é o operário mais devagar na velocidade de movimento e trabalho;
- Operário Goblin: Possui grande velocidade de movimento e trabalho, sua desvantagem é não possuir Pontos de Ação suficientes para repetir a mesma tarefa várias vezes;
- Operário Humano: É um operário híbrido, possui um equilíbrio entre Pontos de Ação e velocidades de Movimento e de Trabalho.

Para a coleta com Operários, existem as chamadas Bases (nodes), que são nada mais nada menos que locais onde você pode desenvolver algum tipo de atividade. Você pode investir seus Pontos de Contribuição em qualquer base no mapa, desde que ele esteja conectado à uma cidade (Olvia, Velia, Heidel etc). Os itens produzidos em uma base irão para o seu Armazém da cidade conectada à mesma.

Depois de escolher a base, é hora de escolher o que aquela base irá produzir, algumas produzem apenas um tipo de item, outras produzem de dois a três tipos de itens.


Você quer cultivar um determinado item mas não encontra alguma base com ele? A alternativa mais viável para isso é produzir você mesmo.

Com o próprio cultivo você pode escolher entre cuidar da sua horta você mesmo, ou usar um operário, como já foi mostrado acima.

Para construir uma horta, você precisará antes de mais nada, de uma cerca. Para conseguir uma basta procurar pelo NPC vendedor de Materiais novamente. Após encontrá-lo, logo no início da tela de diálogo aparecerá a opção para alugar uma cerca. O aluguel possui um custo de Pontos de Contribuição que é restaurado caso você queira devolver a cerca mais tarde.
Após conseguir a sua cerca, é hora de escolher o que você quer cultivar, existem inúmeras opções para cultivo, você pode comprar sementes no Mercado Global, ou se der sorte, conseguir ao Coletar de alguma Árvore Frutífera ou de Arbustos.

Caso queira cultivar Tomates por exemplo, compre uma ou várias Sementes de Tomate no mercado Global acessando o tópico "Semente/Fruto" na sessão "Material", lembre-se que é necessário que seja sementes, se você tiver o fruto não será possível cultivá-lo.
Após ter conseguido a semente, é hora de escolher um bom lugar para cultivá-la, abra o Mapa e selecione a opção Informação da Temperatura no canto superior direito da tela.

Alguns tipos de sementes precisam de tempo, temperatura e clima diferentes que modificam seu tempo e chances de sucesso na germinação da mesma. Sim, foi pensado até nisso.
Escolhido o lugar para a o cultivo, hora de colocar o plano em ação, vá até o lugar onde você quer que a sua plantação fique e clique com o botão direito do mouse na Cerca que está no seu inventário, irá abrir esta tela pra você colocá-la.
Depois de instalada, é hora de começar a plantar as sementes. Aperte R se aproximando do terreno, e selecione as sementes que você quer plantar.

Não é obrigatório seguir a grade para plantar, ela existe para você se organizar, mas o aconselhado é você segui-la, deixando sua sementes plantadas com um espaço considerado entre elas.
Quer colocar operários para cuidar da sua horta? Sem problemas, clique com o botão esquerdo sobre o ícone da sua horta no canto superior esquerdo da tela, selecione a região onde seus operários estão, e após isso escolha qual deles quer colocar para trabalhar em sua horta.

O operário começará a trabalhar na sua horta e levará os itens para o seu armazém, da mesma forma que funcionaria em uma Base.
Por enquanto é isso, qualquer dúvida deixe nos comentários que eu terei o enorme prazer em ajudar você. Abraço!

Fale Conosco

Fanpage FACEBOOK Grupo STEAM Servidor DISCORD Contato Direto via EMAIL