21/01/2018

Guia de Profissões: Comércio

Olá pessoal! No guia de hoje veremos tudo que você precisa caso queira viver do comércio em Black Desert Online. Antes de tudo precisamos entender o que é, como funciona, e até que ponto ele está presente no jogo.

Dentro do universo do nosso querido MMORGP, a profissão de Comerciante se encontra como uma das mais rentáveis dentro do jogo. Bastante complexa, e ao mesmo tempo muito simples de entender o seu funcionamento.

Você poderá escolher entre duas formas de executar o seu comércio. A primeira é a mais simples, comprar itens em uma cidade e revender em outra. E a segunda é produzir você mesmo e sair por aí vendendo sua arte na praia (risos).

Vale lembrar que quanto maior for a distância entre as cidades, maior será o seu lucro. Vamos começar!

ENCONTRANDO O GERENTE DE COMÉRCIO
Clique no ícone "NPC" no canto superior direito da tela e selecione "Comércio". Após isso o jogo vai te guiar até o Comerciante mais próximo. Vale lembrar que Comerciantes diferem bastante de Vendedores de Bens Gerais.
Após encontrar o Comerciante mais próximo, abrir a tela de diálogo e clicar no menu "Comércio", você vai notar que ele vende itens um tanto quanto diferentes dos demais vendedores.

Encontrado o comerciante e ja decidido o que você vai comprar para revender em outra cidade, é hora de decidir como você vai fazer para transportar esses itens.
Você atualmente possui três opções para decidir como fazer o transporte das mercadorias:
- Transporte a pé;
- Transporte utilizando a Carroça;
- Transporte utilizando um Elefante ou Camelo.


TRANSPORTE A PÉ
O transporte a pé é mais demorado, porém existe a vantagem de você upar a sua força, fazendo você conseguir carregar mais itens no seu inventário, sem precisar fazer uma pausa no famoso grind da madrugada por você estar pesado demais.

Você com certeza ja viu algumas pessoas andando com uma grande mochila nas costas pra lá e pra cá, elas podem estar fazendo um transporte de mercadorias a pé, tem também aquelas que deixam o personagem AFK caminhando de um lado para o outro upando força.


TRANSPORTE UTILIZANDO A CARROÇA
As carroças tem um papel muito importante no Comércio do jogo, sem dúvida nenhuma é a forma mais aconselhada de você conseguir transportar vários itens mais rapidamente logo no início da sua carreira como um renomado comerciante.

O ponto positivo desse meio de transporte é você poder conectar os seus próprios cavalos na carroça, e assim conseguir fazer eles uparem enquanto você faz uma entrega, unir o útil ao agradável, porque não!?

IMPORTANTE: O meio de transporte utilizando o Elefante e o Camelo vão ser explicados em guias separados pelo fato de existir uma missão para consegui-los.


HORA DE PEGAR A ESTRADA
Depois de encontrar o Gerente de Comércio, escolher qual item será transportado, e também decidir qual o meio que será usado para realizar esse transporte, é hora de pegar a estrada. Nesse caso vamos utilizar a carroça

Compramos 10 unidades do Conjunto de Transporte Palete em Calpheon, e iremos revendê-lo em Velia (Quanto maior for a distância entra as duas cidades, maior será a porcentagem sobre o preço base). Cada unidade desse item vale 12.526 moedas de prata (você consegue saber quanto vale o item desejado passando o mouse por cima do ícone). Lembre-se que o prazo para entrega é de 24h (horário real), após passar esse tempo o item começa a perder o seu valor de revenda.

Para que a revenda seja bem lucrativa, lembre-se de conectar as duas cidades utilizando os nodes (bases). Vale lembrar que não é necessário ter trabalhadores nesses nodes, basta apenas que você tenha investido pontos de contribuição. Os nodes conectados ficam com uma traçado de ligação em um tom amarelo, use isso para saber quais nodes estão conectados.

Caso você ainda não esteja familiarizado sobre bases e para o que elas servem, leia o nosso artigo Guia de Profissões: Coleta e Cultivo, lá você vai encontrar uma explicação mais detalhada sobre o que são e como utilizá-las.


AH! O DOCE AROMA DO DINHEIRO
Após uma longa viagem (ou não tão longa assim), é hora de você revender a mercadoria. Procure o Gerente de Comércio da cidade ou vilarejo e entre no menu Comércio na tela de diálogo.
No canto direito dessa tela você vai ver os itens que você pode vender para ele. No nosso caso o Conjunto de Transporte Palete. O valor base era de 12.526 moedas de prata por unidade. Pelo fator da distância, e pelo fato das cidades estarem conectadas o item valorizou 19%, podendo ser vendido agora por 19.485 moedas a unidade.

Você também pode negociar um valor ainda mais alto clicando em "Negociar" também na parte direita da tela. Após isso vai abrir uma tela de minigame no qual você tem que tentar na base da barganha (Pechincha) convencer o comerciante de que seu item valha mais do que ele propôs. Cada tentativa de barganha gasta 5 de energia.


CALCULANDO OS LUCROS
Começamos lá em Calpheon com 477.914 moedas no inventário. Após vender 10 unidades da mercadoria, terminamos nosso trade com 624.734 sem contabilizar o aumento com a barganha. Comércio é uma profissão muito lucrativa, porém bastante demorada de se conseguir um objetivo.

"Ah mas eu tenho vários nodes, não tem como eu usar isso para vender algo com os Comerciantes?"
A segunda forma de executar a profissão de Comerciante é produzir o item e vendê-lo em outra cidade, da mesma forma que foi mostrado antes.
Porém você não vai precisar revender um item, só nesse fato você economiza de um lado, porém gasta de outro para poder produzir um determinado item.

Um exemplo de item bastante lucrativo para se fazer no início é a produção da Caixa de Abóbora Especial. Ela possui um valor base de 13.200 moedas de prata por unidade (lembrando que a porcentagem de aumento por distância e conexão de cidades através das bases também vale para esse valor aumentar na hora da venda).
- Como produzir:
Procure uma base que tenha alguma casa com a possibilidade de investir em uma Bancada de Trabalho de Colheita. Usei como exemplo aqui a Fazendo Loggia, que fica a Oeste de Velia.
Selecione a Bancada de Trabalho de Colheita, certifique-se que é possível produzir a Caixa de Abóbora Especial, e depois clique em Gerenciar Produção.
Na próxima tela você deverá selecionar a Caixa de Abóbora Especial e escolher qual operário você quer colocar para trabalhar, e depois disso ele vai começar a produzir. Vale lembrar que os itens precisam estar no Armazém da cidade principal da região onde você queira fazer a produção, como nesse caso a fazenda fica no território de Balenos, é necessário colocá-los no armazém de Velia, porém isso varia da região onde você queira fazer a produção.

Cada Caixa de Abóbora Especial demora em torno de 1 hora para ficarem prontas, por esse motivo é essencial você possuir várias bases a produzindo. Itens necessários para produzir a Caixa de Abóbora Especial (Valor por cada unidade da caixa):

- 10 Abóboras Especiais;
- 1 Pó de Pedra Preta.

As Abóboras Especiais você pode comprá-las no Mercado Global, ou produzir você mesmo. Caso queira produzi-las, veja o guia de Coleta de Cultivo para entender melhor como cultivar itens em plantações.

O Pó de Pedra Preta você consegue através da Moagem de Cristais Mágicos, a maneira mais fácil de consegui-los é comprando no Mercado Global. Vá até um Diretor de Mercado, e na aba "Cristal Mágico" compre qualquer um dos itens listados, não existe preferência, portanto opte pelos mais baratos. Após comprar os cristais, aperte a tecla L e a janela de processamentos irá abrir, selecione a Moagem e selecione o cristal que você comprou. Cada cristal rende em média 4 unidades de Pó de Pedra Preta.
Após isso é só esperar as suas caixas ficarem prontas, juntando boas quantidade você consegue ótimos lucros vendendo em cidades distantes.

IMPORTANTE: O guia de Comércio Imperial vai ser feito em separado pelo fato de precisar dar ênfase em vários outros detalhes.

Me despeço aqui pessoal. Caso eu tenha te ajudado em algo ou tenha te deixado com alguma dúvida, não esqueça de comentar, assim eu posso te ajudar ainda mais trazendo outros guias. Obrigado, até o próximo guia!

Fale Conosco

Fanpage FACEBOOK Grupo STEAM Servidor DISCORD Contato Direto via EMAIL